SOBRE O LSHT

Origem

O LABORATÓRIO DE SEGURANÇA E HIGIENE DO TRABALHO – LSHT, surgiu no ano de 1997, pela iniciativa do Prof. Dr. Béda Barkokébas Junior e do Prof. Breno Rodrigues de Souza. Denominado, na ocasião, de Núcleo de Segurança e Higiene do Trabalho – NSHT, seu surgimento teve como objetivo a consolidação de um grupo de pesquisas voltado para o desenvolvimento de estudos na área de segurança e saúde ocupacional, no intuito de ampliar o conhecimento neste ramo e diminuir as estatísticas de acidentes de trabalho das empresas de construção civil no Estado de Pernambuco. Esse grupo foi registrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, sob o nome de “Ergonomia, Higiene e Segurança do Trabalho”, (http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0614308OQEDSUK).

 Com o aumento dos financiamentos de projetos de pesquisa e desenvolvimento por órgãos de fomento (FINEP-HABITARE, FACEPE, UPE-FDPE, CNPq), pela iniciativa privada (Celpe, Grupo Queiroz Galvão, e outros) e pela administração pública e órgãos representativos (SINDUSCON-PE, SEBRAE-PE, Fundacentro), as linhas de pesquisas do LSHT ampliaram seu espaço no campo científico.  

Quem Somos

O Laboratório de Segurança e Higiene do trabalho é considerado um dos mais bem equipados laboratórios (conectar ao item Avaliações Ambientais e Ensaios dda Universidade de Pernambuco (www.upe.br). É formado por professores da Escola Politécnica de Pernambuco (www.poli.br), e por professores colaboradores de outras instituições.

No LSHT são formados alunos de Iniciação Científica, Especialização, Mestrado e Doutorado (em parceria com outras Universidades). Ademais são orientados alunos dos cursos técnicosem Segurança do Trabalho, proporcionando-lhes projeto de práticas profissionais.

Atualmente, o LSHT desenvolve atividades nas três áreas de formação da Universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão, com o objetivo fundamental de contribuir para melhoria da qualidade de vida através da prevenção de acidentes. Promove o conhecimento sobre a prevenção de acidente do trabalho e coloca à disposição da sociedade e do setor produtivo, por meio da realização de eventos e publicações de trabalhos técnicos e acadêmicos.

Organograma